quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Treinao 24 horas em Goiania

Dia 19 de outubro fiz um TREINÃO de 24 horas, correndo num circuito de 1km na Alameda Ricardo Paranhos, em Goiânia (minha cidade). Foi a 2a vez que realizei um treino assim, com a intenção de aproximar a população em geral da ultramaratona, uma vez que a maioria das pessoas só tem contato com o que escrevo, filmo ou fotografo. Decidi também com esse treino, convidar amigos, amantes da corrida e curiosos para verem de perto o que acontece com o corpo, quando levado perto dos seus limites, e permanece por lá durante horas.

Bom, primeiramente foi uma experiência incrível. Correr por 24 horas é sempre um privilégio, ainda mais quando temos uma equipe envolvida com seu resultado, preocupada com sua saúde e totalmente focada na sua integridade física. Só tenho um agradecimento profundo a todos os colaboradores que estiveram no TREINÃO. A equipe de nutricionistas da Dra Aricia Motta (a melhor nutricionista esportiva do Brasil!!!), o preparador físico Romao (Moedor de Carne), a equipe da Academia Atrio (A+ BodyTech!), minha mulher Bianca Badan (que deixou a Laninha, o Luigi e o Luca com minha sogra e foi ajudar durante à noite) e meu irmão Rubens Cerqueira, que ajudou na organização-de-última-hora do evento.

Com toda essa equipe auxiliando, minha obrigação era dar 100% de mim e empurrar minhas pernas durante todo o tempo, percorrendo 160km em 23h35min.

Pra quem gosta dos detalhes, a prova começou às 10h42min de sábado. Comecei os primeiros quilometros fazendos "loops" de 6min/km. Duas horas após o início da prova, o termômetro apitava 41ºC na sombra. Com a umidade por volta dos 80%, eu esperava uma chuva no início da tarde. Ela não veio e com menos de 30km eu já sofria com cãibras nos quadríceps. A Dra Arícia e sua equipe aumentou minha ingestão de sal e potássio e consegui contornar as dores, mas aumentei um pouco meus tempos (7min/km).

No início da noite a chuva veio com tudo. Não dava pra enxergar 2m à minha frente. Mas tive a companhia de 2 amigos, durante quase 2 horas na tempestade. Confesso que fiquei um pouco preocupado com a possibilidade de ter bolhas, mas me precavi usando o BlueSteel, um produto que descobri com amigos corredores da Africa do Sul.

Quando a chuva acabou, quase 4 horas depois, eu já estava sentindo o cansaço e muito sono. Tomei uma cápsula de RocketDyn que possui um pouco de cafeína e logo me senti melhor.

Segui a madrugada com um amigo (Vanderval) que estava comigo no treino desde às 15h00. Andamos a madrugada toda e meu tempo aumentou para 9min/km.

Por volta das 05h00 da manhã senti que era hora de apertar o passo. Voltei a correr e tive o apoio de vários amigos que acordaram de madrugada pra correr comigo (valeu pessoal!!!).

Quando eu havia percorrido 137km senti que daria pra tentar fazer 100 milhas antes das 24hs. Faltavam menos de 3h30 pro final do TREINÃO. Fiz uma massagem rápida e saí com a intenção de só parar quando o desafio terminasse, voltando a fazer 7min/km praticamente até o km 160.

Com o apoio dos amigos, das pessoas que assistiam a prova e dos que estavam correndo comigo, consegui estabelecer minha nova marca (espero que não dure muito tempo!) de 160km.

Foi um ótimo treino para as 24hs do Rio em novembro, bem como uma preparação mental pra Arrowhead 2010. Mal me recuperei do TREINÃO e já começou novamente o ritmo alucinante dos treinos. Mas cada pontada de dor que sinto, cada hora exaustiva de treinamento, cada planilha interminável eu me lembro das 24hs que passei pelo sol, chuva, cansaço e muita camaradagem por parte da comunidade de corredores e amigos. A eles meu muito obrigado. Espero que a determinação e força de vontade que tivemos no TREINÃO sirvam de motivação para as pessoas saírem de sua "zona de conforto" e se aventurarem por quaisquer caminhos que os desafiem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário